Monday, September 13, 2010

Hausaufgabe! Nein...

Day 18
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

A foto não tem nada a ver com o dia de hoje, mas é uma homenagem ao dia de ontem que foi muito bom.

O de hoje, como todos os dias da semana, é meio meh.

Aos poucos vou ensinando os latinos hermanos um pouco de português. Isso me diverte muito, porque a língua é tão parecida e ao mesmo tempo muito distintas. A Mariane e o José, os peruanos que jantam comigo e com a Carol, já aprenderam palavras básicas do léxico português, como "beleza!", "cerveja" e outras palavras mais, digamos, sujas...

Agora que as aulas realmente começaram, temos tarefas todos os dias. E isso é uma coisa que os alemães prezam muito. E com razão, pois só assim aprendemos direito essa língua um tanto quanto "diferente".

Hoje na aula, tivemos algumas horas de "orientações", embora a mulher que estava falando desconhecia de qualquer informação que lhe era perguntada... Aprendemos como tirar carrapatos da pele (tem que ser pela cabeça, e não pelo corpo), aprendemos a ligar para o 112 caso haja alguma emergência, aprendemos que aqui se pode marcar consulta com qualquer médico, basta escolher da lista (segundo ela, mas vai confiar né?) e que também, não adianta ir a um hospital quando alguma coisa acontecer.

E o pessoal ainda vai aprender um pouco da cultura alemã. Tem aulas especiais sobre isso, que eles discutem o que pode e o que não pode fazer aqui, bem como alguns costumes, como a gorjeta "obrigatória".

Aos poucos, as pessoas aqui vão se soltando, se tornando mais próximas, mas de um jeito estranho que não consigo descrever, mas mesmo assim é bom! Com certeza faremos bons amigos por aqui. Os europeus principalmente tem muito que aprender com o calor humano latino. E os latinos também sentem falta... que bom que estamos nos aproximando!

A Carol reclama sempre que falta um abraço... hahaha e é verdade!!!

Mas enfim, hoje fiz jantinha gostosa: pimentão recheado de carne de porco moída e queijo, e acompanhamento, arroz com lentilha. Quer mais?

Por enquanto é só... vou indo dormir.

Adelee!


1 comment: