Thursday, September 30, 2010

Volksfest II

Day 33
Bad Cannstatt, Deutschland

Ein Prosit, ein Prosit der Gemütlichkeit!!! Prooost!

Mais um dia na Volksfest. Vocês devem estar pensando: "Porra, mas o Tadeu não foi pra Alemanha pra estudar?". Pra falar verdade sim, mas a gente merece se dar o luxo de fazer extravagâncias no meio da semana né?

E acho que desta vez, a extravagância foi um pouquinho demais!

A galera estava eufórica, porque hoje a cerveja saia metade do preço: comprava uma e ganhava outra. Pensamos em dividir e talz... mas na verdade, cada um tomou 2L! Foi aquela maravilha... todos bem alegres, cantando, dançando, pulando...

Bom, saimos da aula e as 7:30 já estávamos a caminho da Volksfest, afinal, você só ganha cerveja se estiver com uma mesa na tenda, se não, fica esperando até alguém levantar (coisa que não acontece tão rápido). E na verdade, foi isso que aconteceu...

Estávamos na fila da entrada, quando liguei pra Maristela (uma brasileira doida que me achou no facebook do nada!) e ela já estava la dentro com o Gabriel. O problema era que a renca toda estava do lado de fora, esperando numa fila imensa para entrar.

Dai, o brasileirismo fala mais alto né? "Vamos burlar?". Lógico!

Fomos na parte de trás da tenda, onte também tinha entrada. Eu fui sozinho na primeira vez e consegui entrar na hora, nem tinha fila lá, dai a galera chegou e disse: "Meu amigo está ali guardando uma mesa pra gente, podemos entrar?". E é logico que NÃO!
Pois é... eles esperaram um pouquinho, porque tinha formado uma fila... mas com jeitinho e perguntando pela segunda vez, dá certo! É assim, seja persistente!

Entramos! Beleza! Cervejaaa!!!

E descobrimos que, para pegar as duas cevejas, tinha que pegar outra fila... sim, 30min no mínimo para conseguir pegar... mas valeu a pena pelo preço!

E lá se vão 2L em pouco tempo. Pra completar, um Schnaps de Pêra (carinho... 2,60 EUR a dose)... e pronto! Já estava no ponto de bala!
O bom de estar bêbado, é que você perde a noção do perigo, por exemplo eu, roubei uma caneca de cerveja =) Essa dai que está na foto mesmo!!!
Ainda bem que temos amigos sóbrios né? Ser meio "carregado" pra casa não é tão legal assim...

Como se não bastasse, fomos beber mais um pouco... Glühwein pra fechar a noite com chave de ouro!

E cai duro na cama... espero só que o dia seguinte esteja tudo bem...

Adelee!

Sem assunto definido

Day 32
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Aconteceram poucas coisas na terça, não sei o que aconteceu, mas aquela onda de cansaço bateu em todo mundo!

Depois de não conseguir dormir por causa do "food baby", o dia foi realmente puxado. E não foi so eu que não conseguiu dormir, o pessoal da panqueca também não!

O jeito foi manerar na terça, comer uma sopinha de letras... bom, isso pra Anna que teve intoxicação alimentar, mas para nós ogros famintos, uma bela macarronada!

Estava pensando em ir para a Volksfest na terça, que era dia do estudante, ou seja, ganha uma cerveja de graça, mas acabei decidindo ir na quarta, 2 cervejas pelo preço de uma. Ai sim!!!

A foto foi uma homenagem da Anna pra mim, feita diretamente da deliciosa sopa de letrinhas!

É isso...

Adelee!

Tuesday, September 28, 2010

Food baby!

Day 31
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Vocês conhecem a expressão "Food baby"?

E "alcalose pós-prandial"?

Também não??

Então tá... explicarei!

Sabe quando você come um montão, porque a comida está boa e depois fica com aquela tristeza dentro de você? Pois então... isso se chama alcalose pós-prandial.
O food baby é parecido, mas ao invés da tristeza, é a sensação de estar realmente carregando um bebê, com o bucho cheio!

Esses dois casos sempre acontecem quando eu cozinho... a galera está simplesmente descontrolada e come tudo!!! E eu, como não sei manerar na hora de fazer comida, fico satisfeito porque não sobrou nada... Andam até me chamando de "vó" por aqui, porque fico empurrando comida pra galera.

Na verdade, nem é reclamação, me sinto elogiado... afinal, a galera está aprovando meus dotes culinários e olha que eu tenho me surpreendido, estou criando várias receitas diferentes e ainda não repeti nenhuma vez! Vamos ver até onde dura toda essa criatividade...

Essa foto foi realmente na segunda-feira, quando fiz panqueca recheada com presunto e queijo (o melhor presunto que já comi! e queijo gouda de meia-idade), com molho branco de alho-poró e champignons passados na manteiga. Quer mais?

E comemos 2 panquecas cada... e o melhor: sai muito barato! Acho que essa refeição saiu uns 2,50 EUR por pessoa, mais barata que o bandeco e mais barato do que comer fora... pelo menos vale a pena e eu me divirto um pouco cozinhando!

Vou ficando por aqui!!

Adelee!

Monday, September 27, 2010

Domingo: #fail

Day 31
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Um mes! Nossa... rápido... isso significa menos finais de semanas para passear!!!

Mas não, não estou fazendo contagem regressiva... só espero mesmo que demore para acabar e que seja bom assim até o fim!

Essa foto é meio velha, a gente tirou logo na primeira semana, mas eu gosto dela e resolvi postar. Antes tarde do que nunca né?

Falando do domingo miado. Era pra gente voltar na Volksfest, mas estava todo mundo detonado, porque foram numa balada e voltaram as 7h da manhã! E além disso, gastaram muito...
E eu prefiro economizar... e quero voltar lá essa semana!!!
Já encontramos um dia: quarta-feira, quando você paga uma cerveja e leva outra de graça!!! Ai sim heim!!!

Voltando ao assunto... nada de tão interessante aconteceu no domingo... almoçamos, jogamos baralho, descansamos, arrumei meu quarto e pronto, o dia tava no fim!
Passa rápido demais esse fim de semana!

Mas enfim, essa semana vai ser boa!

Adelee!

Sunday, September 26, 2010

Volksfest I

Day 30
Bad Cannstatt, Deutschland

Prooooost!!!

Tudo parecia que ia miar, chuva, tempo feio, friaca, todo mundo acabado...
Pelo menos até as 8:30 da noite, quando deu a loucura de a gente ir pra Canstatter Volksfest!
Pra quem não sabe, é uma Oktoberfest que acontece aqui em Stuttgart, mais precisamente em Bad Cannstatt, de menor tamanho. Ainda não dá pra comparar muito aqui e a Oktoberfest porque ainda não fomos, mas semana que vem estaremos lá!

O lugar é muito legal, totalmente iluminado, parece a Exapit (pro pessoal de Tupã entender), ou até essas festas da Uva/Figo/Morango que tem na região de Campinas. Tem brinquedos (montanha-russa de verdade, "Log Flume", umas coisas bem doidas...), várias atrações e o mais importante: as tendas!

Sim, tendas gigantescas, que cabem cerca de umas 1000 pessoas. Todas muito bebadas e felizes e cantantes, é uma coisa engraçada demais! E eles pulam nas mesas, nos bancos, no chão, caem, se machucam, dão risada de tudo... é um lugar revigorante!

Mas tudo tem seu preço né? E que preço... pra entrar na festa/tendas é de graça, mas a cerveja custa só 8,50 EUR. Isso mesmo... essa fortuna por 1L de ceveja! Mas é A CERVEJA! Uma delicia!!! E vale cada centavo de euro pago... e com certeza já fica um pouco retardado depois de uma, porque elas são fortes também...

Pretendemos voltar ainda essa semana, quem sabe no domingo... porque realmente vale a pena! E o bom que tem outra dessas em Abril!!! Até lá, vê se alguem junta uma graninha e vem pra cá =)

Vou ficando por aqui!!

Adelee!

Friday, September 24, 2010

Überraschungsei!!!

Day 29
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Hoje a aula valeu a pena!

Não só porque saímos um pouco do usual, mas porque também começamos a nos conhecer melhor. E nem parece que hoje fizemos prova!

Bom, do começo:

Hoje tínhamos uma prova e um projeto para fazer em classe. Ai já pensamos: que saco! A prova realmente foi um saco, mas pelo menos enquanto estamos concentrados, parece que o tempo voa! Já o projeto, foi realmente uma surpresa!

O título do post quer dizer Kinder Ovo, ou traduzindo literalmente, Ovo surpresa.

Porque um ovo? Oras... o projeto de hoje foi fazermos, só com papel (10 folhas A4) e cola, um mecanismo que proteja um ovo que será jogado a 10m de altura. Isso mesmo... jogar um ovo a 10m de altura. E o que aprendemos de alemão com isso? A formular frases na voz passiva! Hahahahaha tudo é pensado aqui!

Bom, nosso grupo foi o mais primitivo de todos. Resolvemos só amassar papel e cobrir o ovo dando um pouco de "amortecimento" na hora da queda. Até que ficou legal, mas não sabiamos mesmo se iria funcionar.

Já os outros grupos, todos estava fazendo umas coisas elaboradas, pára-quedas, cones de absorção de impacto, desenhando uns esquemas doidos... e pensamos: pra que tudo isso???

Mas sempre vale a pena pensar mais um pouco, certo??

Querem ver o resultado do nosso experimento?


Bom, não preciso dizer mais nada né??

Eis o resultado do nosso ovinho... coitado!

Todo espatifado, parece que todo o trabalho de amassar papel que tivemos foi em vão!

Pelo menos, o professor deu altas risdas com nosso projeto!

Foi o mais aplaudido e o mais engraçado! Ah! E o mais rápido de todos também! hahahhaha

Enfim, todos os grupos conseguiram deixar seus ovos vivos, usufruindo dos pára-quedas.

Mas tudo bem, nossa apresentação da "receita de bolo" de como fazer essa nhaca também foi a melhor! Sem erros gramaticais e elogiada pelo professor!

Ahn, apresentando as pessoas da foto:
Ana Karenina (Filipinas), Eu, Marion (França), Adrià (Espanha) e Anna (Finlândia)

Melhor grupo ever!

Bom, estamos pensando ir pra uma festinha aqui no campus, no Zanzi Bar, mas é a fantasia e não temos nada!!!

E nosso fim de semana em Munique miou... chuva forte não dá né!!!
Mas semana que vem, não vamos perder nem por temporal!!!!

Adelee!

O dia infinito!

Day 28
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Sabe aqueles dias que parecem que não vão acabar nunca?

Pois é... quinta-feira foi assim. Minhas energias simplesmente se esgotaram! Sumiram...

Acho que foi a aula massante de Alemão que nos deixou assim... nem fui com os latinos num bar de Salsa... mas ainda vou conhecer esse bar sim!!! E reaprender a dançar salsa!

Essa foto foi tirada na nossa cozinha, quando o dia estava bonito (pelo menos isso a quinta-feira pode nos oferecer), mas como temos aulas todas as tardes, peremos essas horas bonitas. De manhã nem são tão boas e outra: ninguém quer acordar muito cedo pra fazer as coisas, nem os alemães, que resolvem abrir as lojas a hora que quiserem...

Sem muito mais o que falar... já digo até amanhã!

Adelee!

Thursday, September 23, 2010

Studentische Unternehmensberatung

Day 27
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Pois é... alguém entendeu o nome do post? Acho que não... nem mesmo os alemães entenderam direito.

Posso dizer que meu referat foi um pouco fraco. Eu, como sempre, não fiquei satisfeito com meu trabalho, porque diferente dos outros, gostaria de fazer algo mais dinâmico, como fazia na Projec, mas não adiantou! Travei sim, admito, falei algumas coisas erradas e esqueci de falar outras...
Nervosismo? Pode ser... mas não sei o que acontece, porque na frente do professor não consigo falar direito, me parece que as palavras simplesmente fogem e não formam algo substancioso!

Enfim... pelo menos ouvi elogios! Isso sempre me deixa mais feliz (acho que todos ficam né?!)

Finalmente assinei meus papéis da bolsa. Agora é oficial! Vou ganhar dinheirinho em troca de algumas coisas: relatório no fim do intercâmbio em alemão impecável, curso extensivo de alemão, fazer no mínimo 16 créditos, participar de algumas paletras e eventos.

Mas vale a pena né? 2000,- EUR não é pouca coisa!!! Mas menos do que o pessoal recebe, que é em média 1600,- EUR a mais. Mas antes isso do que nada...

Quando a Marianne tirou essa foto, estava observando um avião de brinquedo que fazia altas manobras! Quero um desses pra mim! E o dia também estava muito bonito! Alias, os dias de outono em geral são bonitos... também, a paisagem bem bucólica do campus ajuda a deixar tudo mais bonito, com os contrastes de verde/amarelo/vermelho das árveres somos nozes!

Bom galera, por enquanto é isso... estamos planejando neste fim de semana ir pra Oktoberfest! (Acho que já falei né?)

Adelee!

Wednesday, September 22, 2010

O dia anterior

Day 26
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

O dia anterior é sempre o pior.

Pior porque me sinto muito mais estressado, sempre achando que não vou conseguir e tudo mais.

Mas ainda bem que tive um pouco de "calor humano" ontem.

Chamei o pessoal para vir jantar em casa. Estava presentes: Anna Rose da Austrália, Marianne e José do Peru, e a grande massa dos brasileiros: Carol, Carol, Gabriel e eu.
Só não estava preparado para servir um banquete! Mas vamos que vamos, só colocar água no feijão e boa.
O prato de ontem foi Strogonoff de frango e peru, arroz e um creme de espinafre com champignons frescos. Ah, e lógico, batata frita de forno (se bem que nem deveria chamar frita...).
Ou o povo estava com muita fome, ou realmente ficou bom! Apesar de não ficar como no Brasil, principalmente por causa do creme de leite... mas enfim, tava gostoso!

Comemos felizes, escutando músicas... foi bem agradável! Mas o dia foi praticamente só isso...
Me retirei logo da mesa, afinal quem cozinha não lava, e fui terminar meu Referat, que aliás estava pronto, precisava só aprimorar algumas coisas. A apresentação em si ficou boa, quem sabe fique do mesmo jeito amanhã!

Adelee!

Tuesday, September 21, 2010

Primeira prova...

Day 25
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Bom, um post rapidinho pra eu poder terminar meu trabalho que logo menos tenho que apresentar.

Segunda foi um dia normal, acordar tarde, tomar banho e comer correndo e ir direto pra aula. Não! Na verdade, não foi assim... acordei cedo, porque tinha que estudar, limpei meu quarto (dia de Maria), almocei bem, e sai pra aula.

Prova... como eles gostam que a gente complete lacunas. Isso de irrita as vezes! Mas até que foi fácil a parte de declinações de adjetivos, sufixos e voz passiva, mas na parte de concordância verba, vulgo "coloque a preposição correta de acordo com o verbo", uma catástrofe!

Falando nisso... tivemos que fazer um trabalho em sala de aula sobre catástrofes naturais, e como se não bastasse, escrever um texto em casa.

Depois que cheguei em casa, fomos no supermercado, na nossa querida Kaufland pra fazer a compra da semana. E a comida escolhida pra noite: hamburguer! Simples, rápido, barato e fácil de fazer. Bom, bom não era, porque carne de vaca aqui... esquece! E estava muito preguiçoso para fazer um hambúrguer caseiro (lógico, com carne de porco misturado).

E já se foi mais um dia... segundo as contas da Carol Schneider, temos só mais 40 semanas para aproveitar, ou seja, 40 viagens para fazer! O duro é ter pique (e dinheiro) pra fazer tudo isso sempre!

Adelee!

Monday, September 20, 2010

Working Sunday!

Day 24
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Mais um dia pra terminar meu trabalho, e como se não fosse suficiente, prova amanhã.

Pois é... agora realmente acabou a mamata. Muitas coisas para fazer, preguiça de acordar de manhã, então temos que aproveitar o fim de semana (quando não viajamos) para fazer tudo relacionado aos estudos.

Por enquanto...

Porque ouvimos dizer que depois quando as aulas realmente começaram, vira festa! Mal posso esperar... o pior é se eu ficar mal-acostumado e querer fazer a mesma coisa no Brasil! Não vai prestar...

Hoje já terminei minha apresentação, e posso dizer que estou orgulhoso de mim. Agora, só me falta apresentar bem! Só preciso ver o que vou falar e anotar os tópicos numa folha qualquer!

Café com os brasileiros... café do Peru e café italiano! Bom, o do Peru posso dizer que é muito bom! E o José nos disse que é o mais caro de lá... mas mesmo assim, ele nos deixou experimentar. E o melhor: aprender a tomar café sem açúcar com a Carol (a Schneider, não a da foto!). E fica bom viu!!!

Não teve muito o que contar... mas valeu a pena o dia, porque já me sinto livre das obrigações!

Adelee!

Saturday, September 18, 2010

Working day...

Day 23
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Bom... depois do cansaço de ontem, hoje um dia pra relaxar.

Acordar cedo... AHAM! Lógico... mas não foi tão tarde, a Carol me ligou era 11h da manhã pra irmos no supermercado comprar as coisas do almoço de amanhã, já que nada abre aqui.

E fomos... maldito sábado, que chega tudo novo e faz a gente gastar a mais com porcarias, como por exemplo chocolate Lindt recheado com licor de manga e pimenta cayenne.

Fiz meu almoço saudável: carne de porco grelhada com abobrinha italiana e champignons, batata assada e salada. E bastou pro dia inteiro!

E como havia prometido para mim mesmo, esse fim de semana seria para trabalhar na minha apresentação e estudar pra prova de segunda. E minha apresentação é só na quarta, mas quero fazer bem feito, e é de um assunto que sei um pouco: Empresa Júnior! Yay!
Mas o tema foi eu mesmo que escolhi... pelo menos vou saber falar!

Agora a noite pensei até em ir até a casa do pessoal jogar baralho, mas um foi pra Munique, outro foi num show de metal, outro está quebrado, porque ficou até as 5h da manhã jogando tapão e bebendo e a Carol não deu notícias desde que chegou da cidade.

Vou terminar por aqui, e ver se adianto mais um pouco o trabalho.

Amanhã, almoço típico alemão: Batata, salsichas e purê de maçã!

Adelee!

Arena Ludwigsburg

Day 22
Ludwigsburg, Deutschland

YAY! Chegou o dia do jogo!!!

E lá vamos nós, os 10 aventureiros, para mais um dia de diversão.

Vamos pelo começo. Ontem, combinamos de que alguém ia ficar responsável de ver como chegava até a Arena, onde seria o jogo. O francês/brasileiro ficou encarregado, afinal ele é europeu e logo, mais responsável que a gente.

Vou só contar uma coisa que aconteceu antes de irmos:

No segundo intervalo da aula de alemão, fomos falar pro professor que já estávamos saindo, pois como combinado, iríamos assistir ao jogo. Mas quem disse que ele sabia? Bom, ele SABIA SIM, porque eu que falei, mas ele achou (não sei porque) que iríamos JOGAR... pois é... JOGAR! Só pra dar risada... mas mesmo assim ele liberou, e pediu que não contassemos para ninguém. OPS... too late!!! Acho que a maioria da classe já estava sabendo. My bad... hahahaha
Como se não bastasse, na saída, a Marina comentou com a filipina que estávamos indo embora, mas o que ela não viu, era que o professor estava atrás dela! #fail

Mas enfim, voltamos pra casa para deixar nossas coisas e embarcamos. Encontramos o Antônio no meio do caminho e fomos em frente. Mas aonde era mesmo "em frente"?

Pois é... paramos numa estação nada a ver... do outro lado de Ludwigsburg. Que horas são? Não vai dar tempo! Como a gente volta?
Ainda bem que os alemães são ótimos em dar direções: "O que é essa Arena?", "Vocês estão em lugar errado." e coisas desse tipo. Mas conseguimos achar. Chegamos em cima da hora, estava terminando de tocar o hino do Brasil. Putz, perdemos...

E começa o jogo!

Primeiro set: fácil, 25 a 22 pro Brasil

Segundo: perdemos de virada...

Terceiro: Vai que dá!

Quarto: virada de novo...

E vamos pro Tiebrake...

E abre 6 pontos de vantagem, 9 a 3 pro Brasil
9 a 4... 9 a 5, 6, 7, 8, 9. EMPATOU!

Calma que dá... 10 a 9, 11 a 9, 12 a 9.

Ai para tudo. O Antônio teve a idéia de cantar: "Ai ai aiai... tá chegando a horaaaa..."

Musiquinha maldita!!! Fizemos um único ponto e a Alemanha, de virada, ganhou...
E o ginásio vai a loucuuuura!!
(Detalhe pro super locutor que animava a torcida, com suas brincadeiras fantásticas de fazer 'ola' em câmera lenta...)

Beleza, perdemos... mas tá bom, o Bernadinho estava com a perna operada, então não podia pular, sambar, espernear pro time jogar direito. Na verdade, ele quase tacou a muleta em alguém.

No fim, ficamos tentando esperar o time sair do vestiário pra tirar foto.
E espera... espera... espera... "Vamos embora?"

Na volta é sempre mais fácil de achar o caminho né?

Só que estavam todos mortos, nem bebemoramos nem nada...

Mas valeu!!! Se tiver outro aqui perto, vou de novo!!!

Ahn!

Não contei que demos entrevista pra Sport TV News! Pois é... quem puder ai no Brasil, assista e tente nos achar! Se eles não nos cortaram na edição, vocês podem ver =)

E o posto é dedicado a querida Moniquita, que sempre (e é as vezes a única) faz comentários nos posts!

Adelee!!!


Thursday, September 16, 2010

Pizza Hut = #fail

Day 21
Stuttgart, Deutschland

F*cking Bullsh*t!

Indignação total hoje!

Estávamos esperando a semana inteira pra ir no maldito "All you can eat" de Pizza Hut. E por 6,- EUR!!! Parecia bom de mais para ser verdade...

Bom, estávamos em 16 pessoas felizes saindo da Uni e indo pra Stadtmitte de S-Bahn (Universidade, centro da cidade, trem), todos verdes de fome porque resolvemos comer "pouco" pra dar prejuízo na pizzaria.
Beleza! Chegamos lá e... CADÊ A MALDITA PIZZARIA QUE ESTAVA AQUI SEMANA PASSADA?

Pois é caros seguidores... a pizzaria estava em reforma...
Já podem imaginar a cara do pessoal quando viu tudo fechado, com uma plaquinha de "Estamos em Obra". É... pois é....
Mas dai, vimos esse cartaz ai da foto de cima... OBA! E ainda, eles só servem o rodízio de terças e quintas, e hoje é QUINTA! YAY!

Descemos a escada do metro pra ir até o lugar indicado.

Galeres... sabe aqueles becos de italiano mafioso? Pois é... era assim! Medo de subir aquela escada... Mas a fome falava mais alto! Subimos em 16 pessoas.
A primeira impressão da garçonete foi de choque! Também, 16 trogloditas chegando para comer, tem que ficar no mínimo desesperado!
Pedimos lugar para todo mundo e ela nos disse que não poderia atender um grupo tão grande. Pois é, as coisas funcionam assim aqui. Simplesmente não adianta (apesar de ter lugar...).
Mas a notícia mais devastadora da noite foi: "Durante a reforma, nã
o estamos servindo o rodízio".

Tirei uma foto que o Gabriel expressa a indignação para com o lugar.

Pois é a noite foi triste...

Saímos desse lugar e fomos comer uma coisa que nunca comemos no Brasil: Mc Donalds! YAY!

#fail [2]

Não preciso dizer nada que ninguém gostou né?
1,- EUR por cheesburguer/chickenburguer não pode ser bom... Pois é, e não era.
Pelo menos, tinha refil do refrigerante...

Pelo menos, todos estavam cheios e pseudo-felizes.

Mas, o que vale a aventura né??

E amanhã: TCHAN TCHAN TCHAN TCHAAAAN!
JOGO DO BRASIL! Uhull! Fiquem de olho, a gente estará na lateral, com certeza pulando, gritando e fazendo muita bagunça!!!

Adelee!





Viva el Mexico!

Day 20
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Also...

O dia em sí não foi nada produtivo, tarefa para entregar na aula (parece colégio essa coisa de entregar tarefa), falar na aula, voltar pra casa, jantar e só.

Mas não foi "só" dessa vez...

Ouvimos falar que iria rolar uma festa dos mexicanos, já que ontem foi feriado lá no México (alguém sabe exatamente o que é?). O objetivo era reunir todo mundo e cada um levar um prato típico do seu país. Bom, prato típico brasileiro: feijoada, brigadeiro, farofa...
Pergunta: onde achar coisas para comprar... Tja... pois é, esse foi nosso problema. Pensamos até em fazer bolinho de chuva, mas tava todo mundo com tanta preguiça que desistimos e demos o famoso "migué" (palavra essa que os nossos hermanos latinos já aprenderam!) e ir de mãos abanando.

Mas a surpresa foi que quase ninguém levou nada! Moral da história: os brasileiros não são os únicos a darem migué...
O importante é que a festa estava boa, apesar da música baixa, porque os guardinhas do campus já tinham passado pedindo pra abaixar o som.

É, fora a festa, não rolou muita coisa não... mas já amenizou o estress do dia!!

Adelee!

PS: foto do outro lado da ponte que tirei a foto do post passado. Ali à direita é o bandeco. Pasmem! hahaha (mas a comida é cara...)

Wednesday, September 15, 2010

Eine komische Frau

Day 19
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Mais um dia de aula, mais um dia de festa, mais um dia...

Mas até que a aula foi legal, tivemos aula desta vez com uma senhora que, a primeira vista se parece com aquelas professoras que te traumatizam quando criança.
Mas sim, as aparências as vezes enganam...

O nome dela é Dagmar Grieser, e já pelo nome soa estranho. Ela se veste de um jeito "alternativo", tem óculos de tartaruga, e voz engraçada.
Quando ela começou a aula, de repende parece que todas as características dela se destacaram, tornando-se quase uma caricatura. O jeito de ela dar aula, ao contrário do que estão pensando, é excelente. Ela tem um jeito de lidar com os alunos que eu nunca vi. A didática dela é excelente e longe do que eu já vi de todos os professores aqui na Alemanha.
Ela faz piada, se faz de brava, de boba e ainda sabe imitar sotaques alemães de um modo engraçado. Enfim, esses dois dias de aula com ela foram menos, digamos, massantes. Saímos daquele arroz com feijão.

A noite, pra variar, fomos festar com os brasileiros na cozinha. A noite tinhamos duas festas pra ir, e eu acabei não indo pra nenhuma, pois precisava preparar um texto. Me disseram que não perdi nada (ufa!).

Ahn! E os ingressos chegaram!!! Depois posto a foto da galera feliz recebendo.

E não comentei da bolsa ainda (sim, consegui a bolsa!) porque ainda tem que se discutir algumas coisas, e os pingos nos is só vão ser colocados nessa sexta.

Essa é a paisagem que vejo todos os dias indo pra aula, o IZ ou Internationales Zentrum, como o nome já diz, é onde a gringaida se encontra, resolve problemas e tem aula.

Por hoje é só!!

Adelee!!!

Monday, September 13, 2010

Hausaufgabe! Nein...

Day 18
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

A foto não tem nada a ver com o dia de hoje, mas é uma homenagem ao dia de ontem que foi muito bom.

O de hoje, como todos os dias da semana, é meio meh.

Aos poucos vou ensinando os latinos hermanos um pouco de português. Isso me diverte muito, porque a língua é tão parecida e ao mesmo tempo muito distintas. A Mariane e o José, os peruanos que jantam comigo e com a Carol, já aprenderam palavras básicas do léxico português, como "beleza!", "cerveja" e outras palavras mais, digamos, sujas...

Agora que as aulas realmente começaram, temos tarefas todos os dias. E isso é uma coisa que os alemães prezam muito. E com razão, pois só assim aprendemos direito essa língua um tanto quanto "diferente".

Hoje na aula, tivemos algumas horas de "orientações", embora a mulher que estava falando desconhecia de qualquer informação que lhe era perguntada... Aprendemos como tirar carrapatos da pele (tem que ser pela cabeça, e não pelo corpo), aprendemos a ligar para o 112 caso haja alguma emergência, aprendemos que aqui se pode marcar consulta com qualquer médico, basta escolher da lista (segundo ela, mas vai confiar né?) e que também, não adianta ir a um hospital quando alguma coisa acontecer.

E o pessoal ainda vai aprender um pouco da cultura alemã. Tem aulas especiais sobre isso, que eles discutem o que pode e o que não pode fazer aqui, bem como alguns costumes, como a gorjeta "obrigatória".

Aos poucos, as pessoas aqui vão se soltando, se tornando mais próximas, mas de um jeito estranho que não consigo descrever, mas mesmo assim é bom! Com certeza faremos bons amigos por aqui. Os europeus principalmente tem muito que aprender com o calor humano latino. E os latinos também sentem falta... que bom que estamos nos aproximando!

A Carol reclama sempre que falta um abraço... hahaha e é verdade!!!

Mas enfim, hoje fiz jantinha gostosa: pimentão recheado de carne de porco moída e queijo, e acompanhamento, arroz com lentilha. Quer mais?

Por enquanto é só... vou indo dormir.

Adelee!


Sunday, September 12, 2010

Vive la France!

Day 17
Strasbourg, France

Bonjour mes amis! Ça va?!?
Oui, aujourd'hui, nous étions à Strasbourg en France. Quelle belle ville! Très marveilleux!!!

Pronto, chega de gastar meu francês fluente (cof cof...). Até deu pra enganar né!!! Hahahaha

Pois então, hoje nossa aventura foi em Strasbourg. Valeu a pena cada centavo, cada pernada, cada degrau subido, cada quilometro andado.

Para quem não sabe, essa cidade fica na margem esquerda do rio Reno, divisa com a Alemanha, encostada na cidade de Kehl.

Começamos o dia bem cedo, compramos nossos tickets por 6,- EUR cada e embarcamos logo, numa jornada de quase 3h de viagem. Sim, demora muito porque pagamos muito pouco e só podemos usar trens de trechos curtos. Mas vale a emoção.
Já no trem, encontramos um verdadeiro cidadão do mundo: um brasileiro que está a 3 anos, eu disse TRÊS anos viajando. Como? Segundo ele fácil, largou os estudos no Brasil (mais precisamente, no Rio) e decidiu que sua nova filosofia de vida era não trabalhar. PONTO.
Até ai tudo bem... mas o maluco não anda com um centavo no bolso. Tudo que ele consegue é doação, e a comida, bem, ele afirma que não precisa de muito para comer... (detalhe ele entrando no trem com duas abobrinhas em cada lado da mochila). Para vocês terem uma idéia, ele foi da Europa até Hong Kong por terra, e depois passou 3 meses viajando de barco a vela (a uma velocidade de 12km/h). Bizarro... mas ele é feliz assim.

Seguindo viagem, chegamos na fronteira. A pergunta: como atravessá-la? Fácil, andando...
O problema é que andamos MUITO! Tudo isso para economizar o ônibus. Foram no mínimo 4km até encontrarmos um Mc Donalds. Sim, precisávamos comer, já que eu acordei em cima da hora e não fiz minha farofada, quer dizer, meu lanchinho. (Nem a Carol...)

Depois de comer, a gente sempre fica mais feliz né? Dai tinhamos pique novamente para continuar a caminhada. Logo, chegamos ao centro. E que show! A paisagem é simplesmente incrível e a igreja, que também chama Notre Dame, ou Nossa Senhora para os leigos, é imponente.

E vamos subir! Subir... subir... subir... mais um pouquinho e pronto. A vista vale a pena. É simplesmente incrível! Ficamos uns bons minutos apenas admirando a paisagem e lógico, muitas fotos. E estão todas no facebook para quem quiser ver...

Tomamos dois sorvetes, o dia estava bem quente e já tinhamos que voltar, porque ia demorar tanto quanto a volta... Ah! Descobrimos que na França, pontualidade não é um ponto forte. A gente que já está acostumado com os horários exatos na Alemanha, tivemos que esperar bem uns 15min a mais para poder pegar o ônibus de volta pra estação. E nesse tempo, apareceu a segunda figura do dia: um tiozão muito interessado no grupo. Bom, só sei que ele grudou no americano que estava com a gente e ouvi umas histórias de San Francisco ai... agora, fica no ar o interesse dele... Mas conseguimos despistá-lo no trem! Hahahaha Só rindo!

E depois de um dia longo desses, só me resta esticar as pernas e descansar um pouco. Ouch!

Adelee!

Ou melhor desta vez: Au revoir!

Dia morto...

Day 16
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Post morto, sem foto porque eu realmente morri nesse dia, não rendeu nada!
Hangover =)

Delete please!

Adelee!

Saturday, September 11, 2010

Experiência única!

Day 15
Stuttgart, Deutschland

Bom, a foto não tem nada a ver com o que vou escrever, aliás, um pouquinho, porque se trata de estrangeiros.

Na foto, uma italiana (Paola), um suiço (Baptiste), uma peruana (Mariane) e um brasileiro. É um pouco da minha classe de alemão.

Nesta manhã, marquei com dois japoneses (Mariko e Takashi) de encontrá-los e treinar alemão. Mas o que não esperava, era que eu teria que dar uma aula de gramática. E em japonês! Eu me superei dessa vez... fazia um tempo que não falava em japonês, mas eles me entenderam bem, e também recorri ao inglês!
Fiquei bem feliz, porque eles me elogiaram bastante! Ela achou incrível que eu sabia muitos kanjis e ainda gostou muito da letra! Óia! hahahaha

Depois disso, fomos pra aula de alemão, e discutimos sobre os melhores métodos de se aprender uma língua e falamos um pouco sobre o dialeto da Suiça, que nem parece alemão! Nossa, é bem diferente mesmo!!!

A noite, como disse ontem, teve uma festinha aqui no campus. Foi bem bacana, tinha muita gente e umas bebidas exóticas, como uns Schnaps da finlândia! Mas depois, como já tinhamos comprado cerveja, decidimos voltar pra nossa cozinha e fazer nossa kitchen party! E foi bem engraçado, porque todos já estavam beeem alegres! O mais legal, foi o segurança do campus chegar na cozinha e falar: "Já recebemos várias reclamações de barulho, a partir de agora, vocês desliguem a música e vão dormir." Mas é lógico que não fizemos nada disso!!! Eu fiquei até umas 3:30 e já voltei pra casa, porque minha cabeça estava doendo (pra variar).

Daqui a pouco posto de novo!

Adelee!

Friday, September 10, 2010

Serverfehler...

Day 14
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Bom, a culpa de não postar ontem não foi minha...
O servidor estava fora do ar!!!

E agora também não estou com muito tempo pra postar, estou saindo pra ir numa festa dos finlandeses e dos espanhóis que vai ser aqui no campus.

Bom, não aconteceu nada de especial no dia... fui falar com a Laura Lakaff sobre a bolsa e ela me disse que por ela, eu já teria a bolsa, mas a decisão deve ser tomada em conjunto, inclusive com a Unicamp.

Então, só nos resta esperar!

No próximo post conto mais coisas...

Sorry fellows!!

Adelee!

Wednesday, September 8, 2010

Oh foggy day...

Day 13
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Also... pra completar o dia de ontem, teve hoje, um dia totalmente meh com 5h de aula de alemão.

E de novo sem foto, nem dá pra tirar uma foto nesse clima, nada fica bom!

Enfim, sobre o dia hoje...

Na aula de alemão hoje conversamos bastante e aprendemos um pouco sobre a história da Alemanha. Discutimos sobre alguns assuntos que são, digamos, "tabu" por aqui, como o nazismo, por exemplo.
E assim, passamos as 5h de aula. Já temos tarefas para casa e muito o que fazer.

A noite, os peruanos cozinharam para a gente. Bem, a comida estava boa e nem era nada surpreendente! Mas estava gostosa sim... no final, pra completar, comi uma pimenta inteira! HOT! hahahaha mas é gostoso...

Bem, hoje compramos um baralho e ficamos jogando sueca lá na casa do pessoal até agora... sim, já é tarde!!! Foi, no mínimo, engraçado! Alguns ficaram bêbados (não vou citar nomes)... altas ridasadas!!!

Acho que é isso...

Ah, a foto é do dia do brunch, com toda a gringaiada reunida! Créditos para o AEGEE daqui que tirou, e roubei da página do facebook deles!

Adelee!

Tuesday, September 7, 2010

Oh rainy day...

Day 12
Stuttgart, Deutschland

Como vocês podem perceber, a foto não condiz com o título do dia. Na verdade, a foto é de ontem, porque hoje o dia foi feio, molhado, cinza... mas agora a noite, foi legalzinho com a galera.
Cozinhei de novo, mas hoje fiz um curry de porco com legumes. Ficou gostoso! O pessoal comeu bastante e isso já me deixa feliz.

Já faz 12 dias que saí daí, que deixei tudo e todos para trás, mas sempre presente em meu coração e nos pensamentos, mas as vezes sinto que não é reciproco. Já deveria saber disso, pois não foi diferente quando vim pra cá pela primeira vez, embora essa seja meu eterno dilema. Preciso aprender a me desapegar...

É, hoje o dia foi meia boca mesmo. Coitada da Carol, que perdeu a carteira dentro do ônibus. Esperamos que os alemães sejam honestos e devolvam do jeitinho que está! Fiquei com dó dela, principalmente quando ela foi contar pros pais... Poxa, ainda bem que nunca aconteceu comigo!!!

Bom, acho que amanhã vou me sentir mais útil e mais ativo, porque as aulas vão começar realmente, não as balelas de ontem e hoje. Enfim, vamos trabalhar!

Foto dedicada para a Laís Minussi, de Campinas, que me animou um pouquinho hoje e me deu ótimas notícias da Projec.

E calma para os outros leitores, vocês terão as homenagens ainda! Hahahaha tem que fazer por merecer!

Adelee!

Monday, September 6, 2010

Deutschkurs


Day 11
Stuttgart, Deutschland

Agora não dá mais pra fugir... as aulas realmente começaram!
Olha só esse bando de gringo na foto! Tem gente da Finlândia, Espanha, Ucrânia, Filipinas, Peru, Bolivia, Brasil, Grécia e outros que nem lembro. Nossa, realmente uma torre de Babel!

Hoje foi o dia de por em prática todos meu conhecimentos linguísticos e mostrar para mim mesmo que nada foi em vão e que consigo me comunicar!
Acho que a parte mais surpreendente foi quando encontrei os japoneses e já comecei falando com eles. Nossa, que espanto! E até que falei bastante! Foi bem legal. Acho que a língua que mais falei hoje foi espanhol. Como tem latinos aqui! É sempre engraçado, porque já faz um tempinho que parei espanhol, então as vezes apelo pro portuñol e dá certo! Bizarro...

A aula de hoje foi bem de leve. Fizemos um joguinho pra todos se conhecerem e depois saimos para ir ao parque, esse dai da foto, que tem uma torre beeem legal. Quem quiser, dá uma olhada no facebook/orkut que tem as fotos lá. Enfim, essa torre treme muito! Dá muito medo, e com vento ainda, parece mesmo que ia voar. Duvido que meu tio Marcelo passaria perto dela...
E Stuttgart, nossa! Tem uma vista incrível. Não sei se vocês sabem, mas Stuttgart fica num vale e a região metropolitana fica em volta nas partes mais altas. Bem bacana.

Hoje eu e Carolina fomos cozinhar com dois peruanos: Mariane e José. Fomos ao supermercado comprar mantimentos para a semana e algumas coisas para limpeza. Bom, eu fiz frango com legumes e o José fez arroz. Uhmm... arroz! hahaha fazia um tempinho que não comia. Mas nada comparado ao arroz de casa né!

O dia foi bem bacana, muita troca de experiência com a gringaiada e altas risadas também. Mas já está chegando ao fim... foi deitar porque amanhã pega fogo! Vamos voltar para conversar sobre nossa bolsa! Sorte para nós!!

Adelee

Sunday, September 5, 2010

Lazy sunday...

Day 10
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Acho que o nome diz tudo: dia da preguiça.

Primeiro porque é domingo, segundo porque amanhã já vamos começar a ter aulas, terceiro porque estamos cansados da correria da semana. É, agora acabou a vida mansa!

Essa colagem mostra um poquinho da vida aqui... nossa janta de ontem (Spätzle, Wurst e abobrinha, que estava bom, obrigado!), meu quarto (tá, não parece um quarto ainda, mas vou deixar logo com a minha cara...) e a vista dos quartos. Vida dura essa viu...

Já postei alguns vídeos que fizemos por aqui no meu facebook, quem quiser ver, só acessar lá!

Hoje não tem muito o que falar, não fiz quase nada... amanhã o post será maior, prometo!

Adelee!

Saturday, September 4, 2010

Enfim, descanso!

Day 09
Stuttgart, Deutschland

Pois é... hoje enfim descansamos. Depois de todo o estress entre abrir contas, assinar papéis, frequentar reuniões, carregar malas, conseguimos descansar de vez.
Tudo se resumiu a esse belíssimo dia de sol na Schlossplatz com a galera, brisando no meio do nada. E olha que a praça estava realmente lotada, muita gente passeando e nem fazendo nada, assim como a gente, que depois de comprarmos os notebooks da galera (sim, pareciam crianças em dia de natal), resolvemos parar e apreciar a paisagem.

Passamos por uma pequena experiência de intercâmbio dessa vez. Eu já conheço toda essa parte, mas foi novo para o resto do grupo. Mas ainda há de vir coisas, problemas, desesperos e angústias que só o tempo irá curar. Vamos ver se realmente estou forte e já consigo superar meus próprios medos! Vamos colocar a prova meu ano de experiência no exterior sozinho.

Minha única preocupação é que não teremos muito contato com os estrangeiros, pois o grupo de brasileiros é grande e unido. Sinceramente não sei se é a melhor opção andarmos todos juntos, mas que por enquanto é bom e todos se sentem bem, não posso negar. Mas para aproveitarmos toda as experiências disponíveis, vamos ter que nos desapegar um pouco um dos otros. E isso é difícil e dói...

Ah, e hoje resolvi cozinhar... bem, digamos que não foi nada muito sofisticado, pois ainda não temos todos os utensílios de cozinha, mas meu Späzle com Nürnberger e Zucchini ficou excelente, modéstia a parte... A Carol agradece! E de sobremesa, um chá frutoso para esquentar! E feito na minha chaleira elétrica nova!

Ainda estou pensando se amanhã vou pra Heidelberg, mas acho que ficará para depois que eu acertar minha situação com a bolsa. Pelo menos a única coisa que me deixou um pouco mais feliz foi a classificação quanto ao nível de alemão: B2. Para quem estudou pouco alemão, acho que está mais do que o suficiente! E vou ter a compania da Marina na sala, vai ser legal! Ah, e tem uma peruana que mora no mesmo prédio que eu que também estará comigo, de segunda a sexta a tarde inteira... vamos ver no que vai dar! Pelo menos pego um certificado depois...

Acho que por hoje é isso!

Adelee!

Jetzt geht's los!

Day 08
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Ai ai ai... ontem não consegui postar pois foi, pra variar, muito corrido e tivemos festa a noite.
Bem, a festa... depois falamos disso!

Essa foto ai é no auditório daqui. Quem conhece o Ciclo Básico da UNICAMP, e acha que é grande, esse daqui parece mais assustador ainda. Cabe pelo menos umas 500 pessoas. Wow!

Tivemos a cerimônia de recepção dos alunos estrangeiros. Este ano batemos o recorde de alunos: 400 alunos entre Masters, ERASMUS, Overseas e outros programas de intercâmbio.
A galera parece bem animada, vamos em frente agora!

Fizemos a prova de alemão (pra quem fez mais de 40 pontos no dia anterior), que estava MUITO bizarra. Eram 8 textos para completar as lacunas. Bem, parece bobo e fácil, e na verdade é bobo e difícil! Mas tudo bem, hoje sai o resultado!

Agora, falando da festinha...
Pra variar, fizemos um esquenta na cozinha do pessoal. Compramos cervejas e vodka (detalhe: uma garrafa de Absolut custa 12,- EUR). Como vocês podem imaginar, enchemos pouco a cara... Teve gente (e não vou citar nomes) que até passou mal e perdeu o ônibus de volta pra casa.
Conheci um chileno, uma australiana, um italiano, uma americana, uma espanhola e um bocado de brasileiros. A parte do pessoal estrangeiro foi muito boa, cada um aprendeu um pouco da língua do outro e demos boas risadas.
Voltamos umas 4h da manhã e cai no sono até hoje cedo... Mas a história de hoje fica pra depois!

Adelee!

Thursday, September 2, 2010

Brasileiro é praga...

Day 07
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Also... hoje foi novamente um dia corrido e frustrante...
Vamos primeiro ao drama pra depois falarmos da parte boa, que é a foto.

Depois de encontrarmos com brasileiros, nós fomos até a Rathaus (prefeitura) para fazermos nosso registro de estrangeiros. Saimos às 13h da faculdade e em menos de 20min já estavamos na fila. Sim, fila na Alemanha também é bem comum. Tão comum que tivemos que esperar até as 18h para não termos quase nada nas mãos. Pelo menos eu e o Gabriel, porque não conseguimos pegar nosso visto de permanência por falta de vontade da nossa atendente.
No caso do Gabriel foi isso mesmo, ela disse que o documento dele iria demorar cerca de 30min para ficar pronto, e que neste tempo, ela poderia atender 50 outras pessoas no lugar, pois disse que estava sozinha. Scheisse! Caramba! Qualé a desse povo? Se ele pode esperar na fila, os outros também... mas enfim...
No meu caso, como já morei na Alemanha em 2005/2006 e já tive esse visto de permanência, ela tem que fazer uma busca para ver se não tem nada de irregularidades com meu nome aqui na Alemanha. Até entendo essa parte, mas o mais estranho é que o Murilo, que também já morou por aqui e também teve essa permissão, conseguiu tirar o visto na hora. E infelizmente não posso simplesmente ir até o cara que fez o visto dele, pois temos que pegar filas de acordo com nossos sobrenomes.
Mas tudo bem, pedi um documento dizendo que já foi dado início aos requerimentos e tudo mais. Acho que isso por enquanto bastará, pois ainda tenho 90 dias de permanência.

Pronto, agora vamos pra parte melhor.

Hoje, me confundiram com francês pelo menos umas 3 vezes e uma vez com russo (?!). Acho que meu sotaque alemão está realmente ruim, como disse a Nina. E não sei se vai melhorar muito, porque tem MUITO brasileiro aqui. E são esses ai da foto (tirando os dois poloneses que estão ai também, e nem fazemos idéia de quem seja). Mas ainda faltam alguns, pois quando fomos pegar cervejas a 1,- EUR na lavanderia (sim, na lavanderia tem uma máquina de bebidas), os outros estavam conversando em outro lugar.

Mas brasileiro é realmente praga né! Eu não me surpreenderia se encontrasse alguém de Tupã aqui. Ainda bem que o pessoal daqui é bem gente boa, estão ajudando muito com as dicas de como viver.

Acho que chega por hoje, amanhã o dia é cheio e tem festinha de recepção aos estrangeiros a noite com direito a shot de Jägermeister! (acho que já falei isso, mas enfim...)

Adele!

Wednesday, September 1, 2010

Vahingen

Day 06
Vahingen (Stuttgart), Deutschland

Hoje, um post curto pois estou cansado e com dor de cabeça do dia estressante.

Por enquanto mais uma tentativa frustrada de tentar conseguir a bolsa. A Laura Lakaff, que é a mulher que assinou nosso documento da bolsa, admitiu o erro e disse que vai tentar arrumar uma solução, mas provavelmente ela só terá uma posição melhor semana que vem. Final da história: vamos esperar...

Hoje o dia se resumiu em sair do hotel com as malas, andar muito, carregar peso, doer a coluna e encontrar MUITOS brasileiros aqui na universidade.
Pelo menos o pessoal daqui é bem tranquilo e gente boa. Eles estão ajudando muito a gente com as coisas novas e dando dicas de como se virar aqui, onde comprar coisas, festas e etc.

Já estou no meu quarto da moradia. Bem legal, tive sorte de pegar um andar onde as pessoas são aparentemente mais limpas, pois a cozinha e o banheiro estão muito bem limpos comparados aos da Carol, Murilo e Gabriel. Eles estão junto em outro prédio (e tem o Antônio que conhecemos hoje) e eu estou em um prédio vizinho, perto da Carolina (sim, mais uma e também faz Arquiternura, ops, arquitetura) e a Marília.

Amanhã, teste de alemão. MEDO! Vamos ver se ainda estou afiado! =)

Bom, depois dou mais notícias, vou dormir!

Adele!

PS: como hoje não tiramos foto, os créditos não são meus... mas mostra o prédio principal da faculdade.